O fechamento contábil no comércio é de extrema importância, pois permite que a empresa tenha um controle financeiro assertivo de suas operações. Além de ser uma forma de verificar a saúde financeira do negócio, principalmente em tempos de crises.
Tendo isso em vista, a Zanini Auditoria elaborou esse artigo para esclarecer quais são os 5 erros mais frequentes que ocorrem na realização de um fechamento. De fato, é uma forma de auxiliar as empresas de comércio sobre a importância desse procedimento contábil.
1 – Não considerar os atrasos dos pagamentos
Com toda a certeza, existem imprevistos que provocam o atraso dos pagamentos, sendo uma situação que ocorre com certa frequência. Por isso, é fundamental ter o cuidado de não contar com recursos que ainda não entraram no caixa do comércio.
Além disso, fica uma situação mais complicada ainda se a empresa assumir compromissos contando com esses recursos financeiros. De fato, ficará sem meios para arcar com a obrigação e, talvez, seja forçada a recorrer a empréstimos de terceiros.
2 – Fazer o registro dos lançamentos incorretamente e com atraso
O registro dos lançamentos é um ponto fundamental para um fechamento contábil assertivo. Isso porque precisa atender as exigências legais e procedimentos contábeis, mas, muitas vezes, o comércio não conta com apoio de uma empresa especializada.
Por isso, pode ocorrer o lançamento sem a classificação por categorias, gerando registros inconsistentes e de difícil localização dos dados. Assim como a empresa não consegue identificar a destinação dos recursos que entraram no caixa do comércio.
Um exemplo desse tipo de problema pode ser dado com o fechamento de caixa, que necessita ser realizado periodicamente, podendo ser diário, semanal ou mensal. Sendo que quanto maior é o volume de operações efetuadas, maior é a necessidade desse controle.
Não podendo esquecer que informações confiáveis são fundamentais para que o fechamento contábil do comércio seja eficiente. Principalmente, por serem necessárias as seguintes informações:
- Fiscais: notas e comprovantes de pagamentos dos impostos;
- Trabalhistas: salários, pró labore, vale-alimentação e transporte, afastamentos médicos, entre outros;
- Contábeis: extratos bancários, comprovantes das receitas, faturas de cartão, demonstrativos de empréstimos e financiamentos, despesas, dentre outros.
3 – Não acompanhar diariamente os lançamentos
Para que o fechamento contábil tenha eficiência no final do período, é fundamental que todos os lançamentos de entrada e saída de recursos sejam acompanhados. De fato, isso é importante para verificar se o comércio tem condições de arcar com os compromissos.
Se houver alguma insuficiência de recursos, é possível planejar e tomar medidas para solucionar o problema com segurança.
4 – Perder o prazo para o recolhimento dos impostos
Esta é uma situação muito comum nas micro e pequenas empresas pelos mais variados motivos, sendo que pode causar diversos problemas, como o bloqueio de certidões de regularidade fiscal pelo não pagamento.
5 – Não guardar os comprovantes de despesas e pagamentos
Esse é um problema muito sério, uma vez que impede o comércio de saber exatamente como os recursos estão sendo aplicados. Nesse sentido, fica difícil manter o controle dos gastos para evitar desperdícios.
Para um controle assertivo das entradas e saídas de recursos do caixa, é essencial guardar todos os comprovantes das operações realizadas.
Portanto, os 5 erros mais frequentes que impedem a eficiência do fechamento contábil podem ser evitados com os serviços de uma empresa especializada na área. Se quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Zanini Auditoria.