Os relatórios gerenciais são essenciais para tornar a gestão empresarial eficiente e muito mais assertiva. Isso porque oferecem informações confiáveis e em tempo real sobre todos os setores e áreas da organização.
Tendo isso em vista, a Zanini Auditoria desenvolveu este artigo para esclarecer os benefícios obtidos com a adoção dos relatórios para o seu negócio. Assim como apresentar os principais tipos de relatórios que as empresas utilizam no seu dia a dia.
O que são e para que servem os relatórios gerenciais?
De uma maneira simples, os relatórios gerenciais são documentos que reúnem informações sobre a situação atual do negócio. Desse modo, facilitam uma visão ampla de todos os setores e oferecem subsídios confiáveis para a tomada de decisão.
Com estes relatórios é possível desenvolver análises dos resultados econômico-financeiros, mensurar a produtividade e controlar o desempenho dos processos. Sem dúvida, a gestão empresarial se torna mais assertiva e pode adotar ações estratégicas de longo prazo.Em virtude de sua ampla utilização, os relatórios devem ser elaborados objetivamente para que seja possível apresentar com clareza as informações e análises do negócio.
Benefícios obtidos com os relatórios gerenciais
Certamente, os relatórios gerenciais oferecem inúmeros benefícios para as empresas, tornando a gestão mais eficiente e com melhores resultados. Em seguida, veja os principais benefícios proporcionados pela utilização dessa ferramenta gerencial:
1.º – Permite uma análise dos dados econômico-financeiros com uma visão mais ampla, identificando os pontos que precisam de melhorias para otimizar os resultados;
2.º – Oferece subsídios confiáveis e em tempo real sobre a saúde financeira do negócio, bem como facilita para identificar oportunidades de investimentos;
3.º – Facilita a otimização dos processos com base na identificação de gargalos no setor produtivo da empresa;
4.º – Otimiza os controles sobre os custos e despesas provenientes das atividades desenvolvidas pela empresa;
5.º – Tornam a precificação de produtos e serviços mais assertiva, pois as decisões estão baseadas em dados confiáveis e em tempo real sobre o negócio;
6.º – Fornece informações precisas para embasar o planejamento estratégico da empresa, considerando oportunidades de crescimento e desafios de mercado;
7.º – Otimiza a gestão financeira com controles e relatórios mais completos, com todas as informações para avaliar a saúde financeira do negócio.
Quais são os principais tipos de relatórios gerenciais?
Como os relatórios gerenciais reúnem informações de todos os setores da empresa, podem ser elaborados para atender diversas finalidades. Em seguida, veja os principais tipos de relatórios que as empresas podem usar para a gestão do negócio:
Controle
Estes relatórios têm a finalidade de monitorar e controlar os processos internos, podendo envolver tanto requisitos técnicos quanto os colaboradores. Além de ser muito útil para desenvolver previsões e planejar ações futuras.
Financeiros
Normalmente, estes relatórios estão voltados para a movimentação dos recursos financeiros no caixa da empresa. Ou seja, as entradas e saídas de dinheiro que permitem monitorar as necessidades de recursos para o capital de giro.
Satisfação
No caso dos relatórios de satisfação, a sua grande importância está em servir como um termômetro do grau de satisfação dos clientes e colaboradores para com a empresa. De fato, oferece informações importantes para otimizar os processos organizacionais.
Análise
Estes relatórios estão voltados para as questões mais técnicas do negócio, oferecendo diagnósticos e soluções para as operações de forma assertiva. Ou seja, ao analisar e qualificar os dados, consegue apontar soluções para os problemas operacionais.
Crescimento
Estes são essenciais para que a gestão da empresa tenha uma visão mais ampla do negócio, bem como da performance dos setores da empresa. Por isso, identifica as oportunidades de investimentos e as melhores estratégias para alavancar o negócio.
Portanto, com todas essas informações ficou fácil entender como os relatórios gerenciais permitem que os gestores tenham uma visão mais ampla do negócio. Como também tenham subsídios para o processo de tomada de decisão estratégica. Se quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Zanini Auditoria.