Bem-vindo à Zanini Contabilidade e Auditoria

Principais custos ao contratar um funcionário CLT

Você sabe quais são os principais custos que uma empresa tem ao contratar um funcionário CLT? 

Os custos relacionados à contratação de funcionários estão entre as principais dúvidas dos empresários e empreendedores de várias partes do país. Sabendo disso, a Zanini Auditoria decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

Custos para contratar um funcionário CLT

Engana-se quem pensa que o salário é o único custo para quem pretende contratar um funcionário CLT.

Na prática, além do salário mensal, as empresas precisam preparar o orçamento para outros custos que estão diretamente relacionados à contratação de funcionários e a folha de pagamento.

Férias: A CLT determina que para cada ano trabalhado, os funcionários possuem direito a 1 tirar um mês de férias remunerada acrescida do pagamento do adicional de 1/3.

13º Salário: Além do direito às férias, os funcionários devem receber uma remuneração anual extra, referente ao 13º salário.

O 13º salário pode ser pago em até duas parcelas, sendo a primeira até 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro de cada ano.

FGTS: A legislação em vigor também determina que as empresas devem depositar mensalmente a importância de 8% sobre a remuneração dos seus funcionários para o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Contribuição Previdenciária Patronal: Além dos itens anteriores, as empresas que decidem contratar um funcionário CLT precisam levar em consideração os custos com a CPP – Contribuição Previdenciária Patronal.

A CPP é a parcela de contribuição das empresas para o INSS, calculada sobre a folha de pagamento, em percentual, normalmente de 20%.

Vale-Transporte: Por fim, também precisa entrar para o orçamento da contratação de funcionários CLT, os custos com vale-transporte, para deslocamento dos funcionários até o local de trabalho e do local de trabalho para suas residências.

Outros custos relacionados a contratação de funcionários

Além dos custos com os direitos previstos na legislação trabalhista e com a contribuição patronal para a previdência social, na maior parte dos casos, as empresas precisam considerar despesas adicionais relacionadas ao pagamento de benefícios.

As categorias profissionais contam com sindicatos e convenções coletivas, que dentre outros itens, podem estabelecer a obrigatoriedade de pagamento de benefícios, como plano de saúde, vale refeição e vale alimentação.

Quando presentes em acordos e convenções coletivas ou concedidos por livre e espontânea vontade, os benefícios também precisam fazer parte do planejamento das empresas em relação aos custos para contratação de funcionários CLT.

Como contratar funcionários CLT?

Planejando a contratação de funcionários CLT? Conte com o apoio da Zanini Auditoria para providenciar o registro e legalização das admissões.

Aqui na Zanini Auditoria, você encontra profissionais altamente capacitados para cuidar da sua empresa e garantir que todas as suas obrigações permaneçam em dia com o fisco.

Conheça nossos serviços de apoio fiscal, contábil, societário e em departamento pessoal. Clique aqui, entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores.

Posts Recentes

O Guia Definitivo para uma Contabilidade Eficiente e Livre de Erros 

10 Estratégias de Planejamento Tributário para Maximizar seus Lucros 

BPO Financeiro: Enfrentando os desafios financeiros do mercado atual