Montar um planejamento estratégico é fundamental para empresas que desejam chegar ao sucesso e alcançar bons resultados.
No entanto, embora o tema seja importante, muitos empresários e empreendedores não sabem como montar um planejamento estratégico assertivo para os seus negócios.
Sabendo disso, a Zanini Auditoria separou 5 ferramentas que podem ajudar nessa tarefa. Vamos conferir?
1.Análise SWOT
Uma das ferramentas mais conhecidas no planejamento estratégico é a análise SWOT, que leva em consideração 4 forças relacionadas ao ambiente interno e externo de uma organização.
- Forças: Identifica os pontos fortes da empresa. Ex: Tecnologia inovadora.
- Fraquezas: Busca apontar quais são os principais pontos de fraqueza da empresa e com base neles, definir estratégias de melhoria. Ex: Equipe desmotivada.
- Oportunidades: Busca identificar as oportunidades externas de mercado que podem ser aproveitadas para impulsionar os negócios da empresa. Ex: Benefícios fiscais.
- Ameaças: Identifica as ameaças que podem prejudicar a empresa: Ex: Instabilidade política.
Ao conhecer as forças e fraquezas, fica mais fácil entender o que pode ser melhorado, traçando assim, um planejamento estratégico.
2.5 Forças de Porter
Outra ferramenta interessante para empresas que pretendem montar um planejamento estratégico são as 5 Forças de Porter:
1.Rivalidade entre concorrentes: Quanto maior o nível de rivalidade entre os concorrentes, mais acirrada a disputa;
2.Poder de barganha dos clientes: Quanto maior o número de opções e concorrentes, maior o poder de barganha dos consumidores;
3.Poder de barganha dos fornecedores: Quanto menor o número de fornecedores, maior o poder de barganha deles sobre a sua empresa;
4.Ameaça de produtos substitutos: Existência de produtos semelhantes que podem afetar suas vendas.
5.Ameaça de novos entrantes: Quando o mercado não oferece muitas barreiras para entrada de novos concorrentes.
Analise as 5 Forças de Porter, antes de decidir entrar para determinado segmento.
3.Metodologia SMART
A Metodologia SMART tem como base 5 fatores que ajudam na construção de metas e na montagem de um planejamento estratégico assertivo.
- Específico (specific): Defina metas específicas e de fácil compreensão.
- Mensurável (measure): Defina metas que possam ser mensuradas e avaliadas.
- Alcançável (achievable): Defina metas compatíveis com a realidade.
- Relevante (relevant): Defina metas que sejam relevantes.
- Tempo (time-based): Defina um prazo para o cumprimento das metas.
4.Matriz BCG
Outra ferramenta muito conhecida para o planejamento de negócios é a Matriz BCG. Seu objetivo consiste em identificar os melhores produtos sob a ótica de vendas.
A matriz é dividida em 4 grupos:
- Vacas Leiteiras: Produtos que geram muito lucro, sem exigir muito investimento.
- Estrelas: Produtos que geram muito lucro, mas que demandam níveis consideráveis de investimento.
- Pontos de Interrogação: Não gerar um bom volume de receita, mesmo recebendo investimento.
- Abacaxi: Produtos com baixa performance, cujo o mais indicado é a descontinuidade.
5.Canvas
Para finalizar o conteúdo, vale destacar o Canvas, uma ferramenta visual voltada para o desenvolvimento de planejamentos estratégicos.
O Canvas é composto de um painel com os seguintes itens:
- Proposta de valor
- Segmento de clientes
- Canais
- Relacionamento com clientes
- Atividade-chave
- Recursos principais
- Parcerias principais
- Fontes de receita
- Estrutura de custos
Basicamente, os itens mais importantes para quem pretende estruturar uma ideia de negócios.
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