Gestão Financeira refere-se ao planejamento estratégico e dedicado, organização e tratamento de todos os aspectos financeiros do negócio, o que inclui:
- Contabilidade e escrituração;
- Gerenciamento de fluxo de caixa;
- Planejamento financeiro;
- Análise de indicadores e resultados.
Neste conteúdo, separamos algumas dicas relacionadas a gestão financeira e a sua importância na tomada de decisões importantes da sua empresa.
O sucesso de qualquer negócio se baseia na gestão adequada dos recursos, na inovação e na competitividade com as demais empresas.
Uma vez que a boa gestão financeira é o pivô central de qualquer empresa, apresentamos a seguir cinco hábitos de empresas de grande sucesso na gestão de suas finanças.
1.Investimento na contratação de um gerente financeiro
A função de um gerente financeiro é de vital importância para uma organização empresarial.
Não podemos negar, erros no planejamento ou na tomada de decisões relacionadas às finanças empresariais podem resultar em prejuízos e consequências significativas.
Para que uma empresa mantenha as finanças em dia e garantir uma gestão assertiva do seu capital financeiro, é aconselhável contratar um gerente financeiro especializado ou uma consultoria contábil que ofereça serviços de BPO Financeiro.
Esses profissionais serão responsáveis por acompanhar de perto a evolução financeira dos negócios e contribuir para a tomada de decisões importantes.
2.Análise periódica dos índices financeiros
Outro aspecto importante relacionado a gestão financeira dos negócios é a análise periódica de relatórios e indicadores financeiros, dentre eles:
- Margem Bruta;
- Margem Líquida;
- Margem de Custos;
- EBITDA;
- Ponto de Equilíbrio;
- Liquidez Corrente;
- Índice de Cobertura de Juros;
- Fluxo de Caixa;
- ROI
3.Análise regular das demonstrações financeiras
A análise regular das Demonstrações Financeiras ajudará a monitorar a saúde da empresa e compará-la com períodos anteriores ou até mesmo com a concorrência.
A estrutura financeira equilibrada da sua empresa permitirá que você melhore seu poder de negociação, conheça os custos associados ao negócio, suas margens de lucro e contribuirá para a tomada de decisões assertivas.
Dentre as principais demonstrações financeiras que uma empresa precisa acompanhar de perto, podemos destacar:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
- Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);
- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
- Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
4.Separação das finanças pessoais e empresariais
Separar as finanças pessoais e empresariais é uma das regras básicas para uma gestão financeira eficiente e assertiva.
Uma empresa que mantém um departamento financeiro organizado, mantém o patrimônio dos sócios e do negócio separados e possui bons indicadores, tem chances potenciais de captar investidores ou obter um financiamento, se necessário.
5.Ter fundo de emergência
Ter um fundo de emergências é fundamental para toda empresa que pretende se manter no mercado, sobrevivendo às oscilações da economia.
O valor da reserva depende do porte e da atividade da empresa, no entanto, manter em aplicações seguras o valor correspondente a no mínimo 3 meses de despesas operacionais é uma medida muito prudente e recomendada.
Para mais dicas e conteúdos relacionados a gestão de negócios, continue acompanhando o blog da Zanini Auditoria.