Skip to main content

Blog

Qual a necessidade de fazer a revisão tributária em indústrias?

A revisão tributária em indústrias é um processo que deve ser realizado com regularidade. Com o intuito de avaliar diversos fatores que podem impactar na saúde financeira do negócio, além de verificar se a indústria não está recolhendo impostos a mais.

Por isso, a Zanini Auditoria elaborou esse artigo como uma forma de esclarecer os gestores industriais sobre a necessidade da revisão tributária regularmente.

Por que fazer a revisão tributária em indústrias regularmente?

Para começar, é necessário esclarecer o conceito de revisão tributária e suas implicações. Assim sendo, trata-se de um processo realizado por empresas especializadas na área com o intuito de assegurar que a legislação tributária vigente no país está sendo cumprida.

A partir disso, é possível identificar dificuldades para a implementação do planejamento tributário e correção de desvios em alguns processos internos. Com isso, é desenvolvida uma otimização das obrigações tributárias para obter o menor pagamento de impostos.

As principais vantagens em realizar a revisão tributária em indústrias regularmente pode ser identificada nos seguintes pontos:

1.º – Identificar possíveis riscos com um recolhimento inadequado dos impostos, o que permite que a empresa preserve a saúde financeira do negócio;

2.º – Verificar a existência de novos créditos tributários a serem recuperados, além de identificar a existência de benefícios fiscais ainda não solicitados;

3.º – Desenvolver uma atuação preventivamente, pois existem pontos controversos na legislação que requerem uma avaliação criteriosa. De fato, consegue evitar o recolhimento de impostos de forma desnecessária.

4.º – Melhor desempenho da gestão empresarial, com a assertividade no recolhimento dos impostos e gerenciamento dos gastos ligados aos mesmos.

Como fazer uma revisão tributária em indústrias com eficiência?

O processo de revisão tributária em indústrias deve ser realizado seguindo alguns procedimentos, que são essenciais para a eficiência da revisão. Em seguida, veja um passo a passo para desenvolver esse processo:

1.º – Realizar um mapeamento dos processos internos

Este mapeamento está ligado aos aspectos fiscais e ao fluxo de trabalho da organização. Nesse sentido, é importante levantar informações sobre o processo produtivo, compras, clientes e as vendas. 

Isso porque são aspectos de grande influência no recolhimento dos impostos. Por exemplo, se os fornecedores da indústria são de outros estados, o diferencial de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) precisa ser avaliado com atenção.

2.º – Desenvolver uma análise detalhada do regime tributário adotado pela indústria

O intuito é verificar os critérios de apuração e os benefícios considerados. Sem dúvida, permite uma visão assertiva da adequação do enquadramento adotado pela empresa.

3.º – Realizar uma análise minuciosa das obrigações acessórias e de todos os documentos fiscais

Para essa análise minuciosa é preciso revisar os seguintes documentos:

  • As notas fiscais emitidas;
  • As declarações entregues pelo Sped;
  • A documentação intermediária, como do Bloco K do Sped Fiscal.   

4.º – Desenvolver uma análise contábil tributária

O objetivo é avaliar a assertividade da escrituração contábil da indústria, focando nos livros e relatórios. Assim como nos resultados das contas contábeis. 

5.º – Reavaliação dos programas de incentivos fiscais

Tem o intuito de identificar novas oportunidades e avaliar a adequação dos que já estão sendo aproveitados. Por isso, uma revisão tributária em indústrias gera vantagens com uma maior atenção dada aos benefícios fiscais.

6.º – Realizar uma integração com o planejamento tributário da indústria 

O intuito é oferecer as informações necessárias para desenvolver as estratégias. Além disso, é essencial adotar um plano de ação para implementar a melhoria de processos e mudanças no regime tributário.

Portanto, é fácil entender a necessidade da revisão tributária em indústrias, assim como a necessidade de ser realizada por uma empresa especializada no assunto. Pois, é essencial contar com profissionais qualificados, com expertise para essa revisão.Se quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Zanini Auditoria.

Mantenha-se atualizado com notícias, inspirações e eventos.

Endereço


Rua das Acácias, nº 271 | Jd. São Paulo
CEP 13468-150 | Americana - SP
contato@zaniniauditoria.com.br

Redes Sociais


  • +55 (19) 3475-7070

© . Todos os direitos reservados.
Fale com um Especialista